O curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Moura Lacerda promoveu, na última segunda-feira (14/9), no auditório Ilka de Mo...

Publicidade e Propaganda do Moura Lacerda realiza Cineclube sobre “O Sistema Carcerário e a Maioridade Penal”

10:13:00 Blog da PP do Moura Lacerda 0 Comentários

O curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Moura Lacerda promoveu, na última segunda-feira (14/9), no auditório Ilka de Moura Lacerda(Unidade I/Sede), mais uma edição do projeto “Cineclube Publicidade e Propaganda”. Durante o encontro, foi abordado o tema “Sistema Carcerário e a Maioridade Penal”.

A atividade, aberta à comunidade acadêmica e ao público interessado, reuniu estudantes de Publicidade e Propaganda e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.


Durante a sessão, que comemorou os três anos do Cineclube Publicidade e Propaganda, foram exibidos dois vídeos. O primeiro, “O Grito das Prisões”, é um documentário em que a repórter Fátima Souza e o cinegrafista Ocimar Costa acompanham os deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Carcerário. A dupla mostra como são tratados os presos no Brasil. O segundo, "Febem, o começo do fim", tem direção de Rita Moreira e apresenta o registro dos quatro dias em que 2 mil crianças começaram a ser liberadas da antiga instituição.

Após os filmes, os estudantes também participaram da palestra "Da Doutrina da Situação Irregular à Doutrina da Proteção Integral: um breve histórico da concepção de infância e adolescência no Brasil", ministrada pelo Professor Mestre Osvaldo Tadeu Lopes, coordenador da graduação de Pedagogia.

Durante apresentação, Lopes, que foi Conselheiro Tutelar em Ribeirão Preto, de 1996 a 1999, falou sobre sua experiência no cargo. “O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado em 1990 para proteger os jovens de famílias desestruturadas e dos maus-tratos, é uma Doutrina da Proteção Integral. A legislação também deve garantir educação, políticas sociais, alimentação e bases para o exercício da cidadania”, explicou.

O coordenador do Cineclube, Professor Doutor Silas Nogueira, e o Professor Osvaldo Tadeu Lopes promoveram um debate sobre a temática.

“Achei muito interessante o bate-papo. Foram abordados impasses dos quais ouvimos falar, sobre crianças e adolescentes, de forma muito superficial. Com o debate pude entender melhor a situação e o que deve ser feito”, diz Maria de Fátima Silva Rocha, do quarto semestre de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.

Para a discente Vânia Lourenço, do oitavo semestre de Publicidade e Propaganda, o tema é atual em relação às questões que estão acontecendo no Brasil. “Comentamos sobre uma pauta que está em votação no congresso. Achei muito pertinente a opinião dos professores; eles explanaram muito bem sobre a pobreza. O outro lado do sistema carcerário também chamou minha atenção. Devemos valorizar os direitos humanos que não conhecemos”, comenta.


“Estamos saindo diferentes desse auditório, hoje. É importante entender o "olhar" do próximo. Se temos uma solução, ela está na educação. Temos que continuar a discutir essas questões para fazermos a diferença na hora de votar, escolher, argumentar, protestar e conversar com as pessoas. Devemos ter compromisso com aquilo em que nós acreditamos”, finalizou a Professora Carmen Justo, coordenadora da graduação de Publicidade e Propaganda


Fonte: Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa.
http://www.portalmouralacerda.com.br/noticias/2058-curso-de-publicidade-e-propaganda-do-moura-lacerdalanca-semana-da-responsabilidade-social


0 comentários: