Desde sua criação, o projeto Cine Clube, coordenado e organizado por alguns dos professores do curso de Publicidade e Propaganda com apoio d...

Primeira edição de 2014 do projeto Cine Clube exibe “O ano em que meus pais saíram de férias”

09:37:00 Blog da PP do Moura Lacerda 0 Comentários

Desde sua criação, o projeto Cine Clube, coordenado e organizado por alguns dos professores do curso de Publicidade e Propaganda com apoio do aluno do 5º período, Samuel Fernandes, vem trazendo a oportunidade de prestigiar grandes produções cinematográficas que não possuem seu devido reconhecimento no mercado comercial e televisivo.

Sua primeira edição ocorreu no ano passado e aqui você poderá conferir um pouco mais sobre as propostas e desenvolvimento do projeto.

“O ano em que meus pais saíram de férias”

Na primeira edição do ano de 2014, o Cine Clube optou por exibir em 23 de abril, a premiada produção “O ano em que meus pais saíram de férias”, do diretor Cao Hamburguer, lançado há oito anos.


A história, que se passa na década de 1970 próximo a realização da Copa do Mundo, narra a trajetória de Mauro, um garoto mineiro de 12 anos que adora futebol, principalmente de botões. Sua jornada começa quando seus pais viajam inesperadamente e o deixam com seu avô, na capital paulista, prometendo retornar na Copa de 70. 

O grande “problema”, no entanto, é que o avô do garoto morre antes mesmo de encontra-lo e Mauro se vê obrigado a contar com a ajuda de seu vizinho judeu e aprender a lidar com costumes nunca vivenciados antes. A história mostra de forma dramática a censura desta época e a repressão da ditadura aos militantes de esquerda. Em contrapartida a Copa de 1970 disputada no México, onde a seleção brasileira se consagrou campeã do torneio também é mostrada como uma forma de orgulho nacional da época.

O professor José Mauro Marinheiro em bate-papo com os alunos. Foto: Blog da PP

No longa-metragem, a ditadura militar é tratada cautelosamente para que se fosse percebida como realmente aconteceu naquele tempo. Enquanto havia a repressão triste da ditadura, que exilou e prendeu milhares de pessoas, boa parte dos brasileiros comemoravam o título de campeões da Copa de 1970 com muito fervor e alegria.

Ao fim da projeção, os alunos da PP puderam tirar suas dúvidas e aproveitar um bate-papo sobre os temas abordados no filme com os professores José Mauro Marinheiro e Caio Aguilar. 

O professor Caio Aguilar em bate-papo com os alunos. Foto: Blog da PP

No encerramento do evento  foi exibido o curta “O menino, a favela e as tampas da panela” , de 1995, também de Cao Hamburguer.

O curso de Publicidade e Propaganda agradece a todos os alunos que prestigiaram o evento. Até a próxima!

0 comentários: