Projeto de Extensão Universitária: Núcleo de Estudos em Comunicação e Cultura (Mídia, Cidadania, Ecologia e Questões Étnicas) Proje...

Projeto de Extensão Universitária: Núcleo de Estudos em Comunicação e Cultura (Mídia, Cidadania, Ecologia e Questões Étnicas)

10:54:00 Blog da PP do Moura Lacerda 0 Comentários


Projeto de Extensão Universitária: Núcleo de Estudos em Comunicação e Cultura (Mídia, Cidadania, Ecologia e Questões Étnicas)
Projeto 2016:  Comunicação, Cultura e Novas Tecnologias – Espaço, Velocidade e Conhecimento nos tempos das Redes Virtuais.

O trabalho apresentado aqui na forma de pré-projeto e pesquisa em andamento representa a materialização da criação do Núcleo de Estudos em Comunicação e Cultura (Mídia, Cidadania, Ecologia e Questões Étnicas) - proposto no início do segundo semestre de 2015 pelo Curso de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda e coordenado pelo prof. Dr. Silas Nogueira, docente desta instituição de ensino e do curso. Trata-se de uma proposta de pesquisa intitulada Comunicação, Cultura e Novas Tecnologias – Espaço, Velocidade e Conhecimento nos tempos das Redes Virtuais.  A proposta  atual envolve diretamente, além da coordenação, três alunos do curso de Publicidade e Propaganda os quais, com o desenvolvimento, podem apresentar também suas propostas individuais para concorrer ao Programa de  Iniciação Científica da instituição. Como resultado do trabalho iniciado no ano passado, a aluna Catarina C. de Andrade Lima, encaminhou Projeto de Iniciação Científica para o ano de 2016, conforme edital publicado. Os demais trabalhos iniciados no ano passado estão sendo finalizados para gerarem artigos para publicações internas da Instituição. Assim, a proposta de pesquisa com um tema geral e abrangente se subdivide em outros três subtemas que se articulam e se complementam. Nos subtemas entram os projetos e a pesquisa dos alunos com as seguintes temáticas: a) Grandes empresas de Comunicação e Informação, o caso do Google e do Facebook; b) Redes virtuais na formação de crianças, adolescente e jovens e c) Minorias, Cidadania e discriminação nas Redes Virtuais.
Alunos envolvidos:
1- André F. B. de Souza Maria – 60. Período - subtema (a)
2- Catarina C. de Andrade Lima – 60. Período – subtema (b)
3- Washington Ricardo A. Pereira – 60. Período – subtema (c)

Objetivos:
    O propósito deste trabalho, apresentado na forma de pré-projeto, é buscar subsídios traduzidos em elementos e fundamentos teóricos para análise, pesquisa  e conhecimentos acerca de aspectos da realidade contemporânea que envolvem as relações e interações sociais,  as novas tecnologias de comunicação, o conhecimento e o aprendizado na sociedade brasileira que integra a denominada  “sociedade midiatizada” globalizada. Considerando, em termos de contexto, a trajetória do desenvolvimento e mudanças na sociedade brasileira, historicamente marcada pelas desigualdades, busca-se, com esse esforço, contribuir para a análise e compreensão do processo de tecnificação,- ou mesmo robotização - da cultura, das relações sociais, dos vínculos, e das formas como o sujeito contemporâneo se relaciona com o realidade objetiva e seus processos de aprendizado, cognição, domínio da linguagem escrita e falada nas diferentes formas de comunicação e trocas de informação mediadas pelos mecanismos técnicos informáticos e recursos virtuais.
Objetivos específicos:
a) Articular subsídios teóricos e metodológicos para análise de aspectos da sociedade contemporânea e do desenvolvimento tecnológico que envolve os novos mecanismos de comunicação. Dentre esses mecanismos, priorizar a análise das chamadas Redes Sociais, nome comum para designação das redes virtuais.
b) Analisar literatura disponível sobre influências desses mecanismos nos processos de comunicação, aprendizagem e uso das linguagens nas formas oral e escrita.
c) Analisar material produzido por usuários das redes virtuais disponíveis ao público.
d) Verificar a existência de perdas e ganhos, no campo cognitivo, em material produzido por adolescentes e jovens como redações do Enem, trabalhos acadêmicos de graduação e pós-graduação, monografias, artigos científicos, trabalhos publicados em sítios eletrônicos e nas próprias redes virtuais
d) Contribuir com o debate e discussão acadêmica acerca das novas tecnologias, do uso das redes virtuais e da situação da presença full time de usuários nas redes, uma característica predominante entre jovens estudantes e não estudantes.
e) Contribuir com a realização de palestras e debates no âmbito do Centro Universitário, do próprio curso e em outros espaços (acadêmicos ou não) da sociedade.

Justificativa:
    A presença e uso crítico dos novos recursos tecnológicos de comunicação e informação tem levantado preocupações e análises críticas de pensadores como Zigmund Bauman, Muniz Sodré, Denis de Moraes, Terry Eagleton e, de forma pioneira, Octávio Ianni acerca dos riscos e da intensificação do controle  social e político nessas práticas. Bauman, por exemplo, fala em perda de atenção, perda da capacidade de concentração e de articulação de conceitos, elementos fundamentais para o processo de aprendizagem e de aquisição de conhecimentos, particularmente conhecimentos mais complexos e menos técnicos que exigem um forte poder de simbolização no uso das linguagens. Essas preocupações, oriundas de pesquisas e observações sistemáticas desses pesquisadores, tornam elementos fundamentais para a compreensão de aspectos relevantes da vida contemporânea uma vez  que partem da constatação “de um novo modo do sujeito constituir-se e estar no mundo”, nos dizeres de Muniz Sodré. Reflexos desse novo modo são, particularmente, constados na educação, nos modos de se viver a cidadania e nas angústias dos jovens submetidos, muitas vezes por sedução e consentimento, a uma “tirania do fugaz”, a uma implacável aceleração do tempo e dos modos de viver, como afirma Denis de Moraes.São as implicações sociais dessas preocupações que justificam o desenvolvimento de pesquisas e de questionamentos como os propostos nesta proposta de pesquisa.

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