No dia 7 de maio os alunos da agência KRP3 do 5o. Período de PP do Lacerda lançaram oficialmente a Campanha  “A diferença está nos olhos de...

ALUNOS DE PP LANÇAM CAMPANHA CONTRA HOMOFOBIA

20:11:00 Blog da PP do Moura Lacerda 1 Comentários

No dia 7 de maio os alunos da agência KRP3 do 5o. Período de PP do Lacerda lançaram oficialmente a Campanha “A diferença está nos olhos de quem vê.Quebre as barreiras do preconceito. Reaja contra a homofobia”, na abertura da semana que antecede a 14a. Semana da Comunicação do Lacerda. 

O lançamento foi realizado no horário do intervalo e os alunos projetaram num telão o vídeo produzido para a campanha contra a Homofobia. Durante a apresentação do vídeo, os alunos chamaram a atenção de toda a comunidade acadêmica da sede do Lacerda sobre a importância da reflexão sobre esse tipo de preconceito que aparece de forma velada, na maioria das vezes, em nosso cotidiano.

A Campanha

As peças criadas para a campanha,  demonstram que a maneira como se olha para as diferenças, a forma como se acolhe o inusitado, como são percebidas as desigualdades é que determinam a disposição para a compreensão e a aceitação das pessoas que assumem livremente sua homossexualidade. "Na verdade, elas afirmam que o preconceito está relacionado ao modo como se olha para o outro. Se o preconceito existe e permanece é porque alguém o difunde com a conivência dos demais", afirma Paula Borini, aluna do 5o. período e membro da KRP3.

"Destacamos que o elemento utilizado para representar este universo foi um muro pintado com as cores do arco-íris, símbolo do movimento gay. Nele aparece estampada a foto de um casal homossexual em uma situação de relacionamento. Com as frases “Quebre as barreiras do preconceito. Reaja contra a homofobia”, a campanha tem o objetivo claro de querer despertar uma atitude positiva nas pessoas a favor da liberdade sexual. Mostrar um casal gay namorando tem, justamente, a intenção de falar a todos – veja como isto pode ser comum, e isso depende de como você enxerga as coisas",  segundo Patrícia Moura , também membro da KRP3.

Buscando, ainda, fomentar o debate acerca deste assunto, a agência KRP3 produziu um vídeo com depoimentos dos heterossexuais Nayara Barioni e Samuel Elanã, estudantes do Curso de Publicidade e Propaganda, e do professor e sociólogo Caio Aguilar, os três da Instituição Moura Lacerda. Há, também, a fala do estilista Fernando Gigante, que comenta o desafio de assumir sua homossexualidade.

As pessoas entrevistadas neste vídeo expressam suas opiniões sobre vários temas, como adoção de crianças por casais gays, direito à união homo afetiva, soluções para o combate à homofobia, entre outros. Sempre os assuntos são apresentados com a intenção de instigar a reflexão.

Entre um depoimento e outro aparece o muro pintado com as cores do arco-íris. Em cada um deles constam frases sobre a situação vivida ou noticiada em torno da questão da homossexualidade. O elemento muro aparece em todas as peças, como cartazes e banners, dando uma única identidade visual à campanha.

 Por meio de uma abordagem emocional e com apelo social, a campanha pretende suscitar nas pessoas a abertura para o debate deste tema. O conceito proposto visa, justamente, dizer que o combate à homofobia só depende de cada um de nós.

            Confira aqui o vídeo produzido pelo grupo:




Confira também o vídeo do Festival do Minuto produzido pela equipe da Natália Matiuzzo, Italo e Fernanda!!!





















Um comentário:

  1. É preciso que os jovens se manifestem mesmo, e os adultos tomem consciência de que a homofobia é CRIME. Estou como pre-candidata a vereadora pelo Rio de Janeiro pelo PP, de Bolsonaro, e virei com toda minha garra, exatamente pra combater a homofobia do Deputado e do seu filho Carlos Bolsonaro, que vem a querer se reeleger.Minha luta será ir de frente contra o preconceito e a imagem negativa que o Deputado Bolsonaro e seu filho deixaram no povo.E eu aprovo, a resistência de todos os que lutam contra a Homofobia pela não reeleição do Carlos Bolsonaro à vereador. Sei que ele tem a máquina do din heiro com ele, eu só tenho minha palavra.Mas, acho que posso surpreender.Minha luta será árdua, mas vou sair às ruas, mesmo indo contra candidatos do meu partido, para mudar o conceito de certas coisas. O preconceito é o lixo da alma.
    DENISE LESSA-RJ

    ResponderExcluir