Coordenado por representantes discentes e docentes do curso de PP, o projeto Cineclube ganhou sua segunda edição do ano na última segun...

Segunda edição de 2015 do projeto Cineclube promove debate sobre liberdade de expressão

22:32:00 Blog da PP do Moura Lacerda 0 Comentários


Coordenado por representantes discentes e docentes do curso de PP, o projeto Cineclube ganhou sua segunda edição do ano na última segunda-feira (13), abordando temas ligados a liberdade de expressão - o mesmo da 17ª Semana de Comunicação, que acontece em maio.

A noite foi aberta pelo curta Levante sua Voz, de Pedro Ekman, realizado pelo Coletivo Intervozes. O vídeo aborda questões sobre a liberdade de imprensa e o oligopólio da comunicação brasileira.



Logo depois, Persepolis, uma prestigiadíssima obra da iraniana Marjane Satrapi, publicado como banda quadrinhada (quadrinhos) na França e se tornando rapidamente alvo de muitas críticas positivas.

O filme foi produzido com a ajuda do também quadrinhista Vincent Paronnaud,, criador da bem-sucedida adaptação de Pinocchio com o pseudônimo de Winshluss, lançado pela Editora Globo. Persepolis teve sua estreia no festival de Cannes, onde ganhou o prêmio do júri, além de já ter sido indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Os quadrinhos compilam 352 páginas de autobiografia da autora e foram apressadamente adaptados em 95 minutos que, mesmo resumidos, transpassam a forte crítica de Marjane por trás da opressão de sua vida.



A autora é descendente do Xá, um tipo de imperador iraniano que perde o controle de sua ditadura para um governo fundamentalista e suprime a população iraniana em sua religião, obrigando-os a mudar suas formas de viver. A infância e adolescência de Marjane é contada em profunda transição junto as tais mudanças, como o seu contato com o indústria musical da época enquanto criança, sua viagem para Viena, onde concluiu o colegial, seu primeiro amor e também sua volta para o país de origem.

Um filme de personalidade, para reflexão, simples e objetivo. 

0 comentários: