Como parte da Semana da Responsabilidade Social, alunos do curso de Publicidade e Propaganda se uniram em prol de uma causa muito nobre: a ...

Alunas do curso de Publicidade e Propaganda compartilham experiências com doação de livros da Semana da Responsabilidade Social

21:28:00 Blog da PP do Moura Lacerda 0 Comentários

Como parte da Semana da Responsabilidade Social, alunos do curso de Publicidade e Propaganda se uniram em prol de uma causa muito nobre: a arrecadação de livros para serem doados à Fundação Casa de Sertãozinho e ao Instituto Gol de Classe.

As discentes Daniele Santos, Paloma Thomazini e Jackeline Reis, do sexto período, partilharam um pouco da experiência delas conosco. Confira abaixo:

"Através do meu estágio, tomei conhecimento sobre a Fundação Casa de Sertãozinho. Conheci alguns meninos e alguns responsáveis por eles, um destes que, em uma conversa informal, me contou da vontade que eles tinham de aumentar a biblioteca já existente na instituição e realizar um trabalho ainda maior com esses meninos e a literatura. Aquilo não saiu da minha cabeça, por ter conhecido esses meninos que boa parte da sociedade condena e vê-los como adolescentes que anseiam por algo, e por pessoalmente acreditar na leitura como um dos maiores estímulos sociais existentes. 

E então quando começamos o semestre e as Profª Luciana e Raquel nos apresentaram a ideia de fazer algum projeto para a semana da responsabilidade social, de imediato lembrei da Fundação Casa, porque vi ali a oportunidade de ajudá-los.

O projeto todo foi incrível desde o começo. O contato com a Coordenadora Pedagógica Vanessa, que esteve o tempo todo conosco e mostrou-se uma profissional excelente que mais do que realizar o simples trabalho com os meninos, busca mostrá-los um caminho baseado no conhecimento. Me vi surpresa e imensamente feliz ao final da campanha, quando contabilizamos os livros e constatamos uma arrecadação três vezes maior que a proposta inicial. Não achei que conseguiríamos tanto com tão pouco tempo, mas ali estava a prova de que as pessoas só precisam de uma oportunidade para ajudar quem quer ser ajudado.

O dia da entrega foi muito importante pra mim, e me deixou emocionada e realizada. Pude acompanhar a entrega dos livros à instituição e isso foi uma das experiências mais enriquecedoras que tive, porque quando chegamos lá com os livros, boa parte dos funcionários foram receptivos e agradeceram-nos. Mas o mais importante foi quando um dos meninos, que já havia me conhecido numa visita ao meu local de estágio, me reconheceu e disse “foi ela que conseguiu tudo isso pra gente, né?” e isso demonstrou o quanto eu havia os ajudado, mesmo antes dos livros. 

Podemos conhecer o espaço, apertado, que eles usam como biblioteca e também boa parte da instituição e até mesmo presenciar uma das aulas desses meninos. Após a saída de lá me senti ainda mais feliz e realizada, porque afirmei o que já imaginava, que ali era um ambiente de aprendizado, que os profissionais que ali trabalham honram com seu compromisso e trabalham para ajudar. Não me arrependo do mínimo esforço em ajudar esses meninos a terem um pouco mais.

Agradeço a oportunidade de realizar um projeto tão bacana, e as professoras e coordenação, por ter aceitado de primeira a ideia. E novamente, a Vanessa, que realiza um trabalho incrível com esses meninos." - Daniele Santos




"A indicação [para a escolha da instituição] aconteceu pois conheço o diretor do Instituto Gol de Classe, Victor Estevão, e conheci o projeto antes de se tornar realidade.

Um tempo atrás, conversei com ele, que me disse que o instituto estava ativo. Me passou o site e página no Facebook, acompanhei e achei interessante a forma com que o instituto e o público-alvo se relacionavam.

Na primeira oportunidade que surgiu com o "Dia Nacional da Responsabilidade Social", me lembrei do instituto e resolvi apresentá-lo em aula.

O Victor ficou à disposição, pois se interessou em aumentar a biblioteca. Resultado: se disponibilizou em fazer a visita aqui no Moura Lacerda, o que facilitou muito o nosso contato com o instituto.

Em reunião, ele nos contou toda a sua história e de como o instituto se ergueu.

Ao receber os livros, pessoas das redondezas doaram estantes para os livros, pois tem ciência de que os livros é para o bem de todos." - Paloma Thomazini





"Através de um contato com os próprios internos da Fundação Casa, no nosso ambiente de trabalho, tivemos a oportunidade de conhecer pelo menos um pouco da realidade daqueles meninos, e poder direcionar nosso projeto solidário em benefício a eles, que sentiam tanta vontade e interesse de ter acesso á leitura e ter livros novos. Depois do trabalho planejado e concluído, ir até a Fundação Casa para entrega, foi uma experiência muito gratificante. Foi muito marcante ver a alegria e a gratidão dos meninos ao receberem os livros como se fosse um dos melhores presentes na vida de cada um deles. Mais marcante ainda é a sensação de saber que conseguimos com um pequeno gesto, motivar várias pessoas a ajudarem a alcançarmos o nosso objetivo.

Ali, consegui ver como a força de um trabalho solidário pode mudar a vida de várias pessoas. Essa ação foi mais que doar livros para aqueles meninos, e sim uma ação de proporcionar um futuro e dias melhores para eles. Mudou totalmente a visão que eu tinha sobre aquele lugar de detenção, achei que poderia ver algo que não gostasse, mas me surpreendi. Fiquei feliz e emocionada em ver que eles são bem cuidados, que vivem em um ambiente agradável, e que as pessoas ali e nós envolvidos compartilhávamos de um mesmo pensamento: o de querer que eles tenham um futuro melhor e consigam se reintegrar na sociedade como cidadãos melhores que no passado." - Jackeline Reis




0 comentários: