No dia 25 de novembro, os alunos do 2º e 4º períodos de Publicidade e Propaganda, e os alunos do 3º período de Gestão em Marketing participa...

Um Negócio Chamado Agência de Propaganda

12:32:00 Blog da PP do Moura Lacerda 0 Comentários

No dia 25 de novembro, os alunos do 2º e 4º períodos de Publicidade e Propaganda, e os alunos do 3º período de Gestão em Marketing participaram da palestra "Um Negócio Chamado Agência de Propaganda" com o profissional Lélis Caldeira da NW3 Comunicação.
Lélis falou sobre o mercado publicitário, sobre as agências e a relação cliente-agência. Como profissional da área, focado no desenvolvimento de novos negócios para a agência, da qual também é um dos donos, levantou e debateu questões sobre como ser um bom profissional e conquistar o seu espaço no competitivo mercado de trabalho. Enfatizou, também, a importância da boa formação e como ter paixão pelos negócios e pelos clientes.

Após a palestra os alunos foram incentivados a fazer um breve relato sobre o que foi apresentado. O aluno Lucas Ormeño, do 4º Período de Publicidade e Propaganda, muito atento as palavras de Lélis, registrou:
"A gente pode ser do tamanho do que a gente almeja. Ser dono de uma agência de propaganda ou ser um simples funcionário vai depender do que a gente faz pra alcançar nosso objetivo, e não somente do objetivo. O caso é que se ainda não sabemos nem o rumo que pretendemos seguir, tudo se torna mais difícil. Inclusive ganhar prêmios e dinheiro, fora o respeito, credibilidade e valorização do nosso nome. Está na hora de definir então o tipo de profissional que iremos ser.
Dentro de uma agência de propaganda, você pode ganhar dinheiro de três formas: Por job, fee mensal ou por fee success, e é seu talento para os negócios que pode determinar como você receberá. Isso fora a porcentagem por veiculação.
Dinheiro não é tudo, mas é fundamental. Criações geniais que não apresentam resultados para o anunciante e consequentemente para a agência, não são tão interessantes quanto criações tradicionais bem feitas que dêem resultados. O ideal é juntar a originalidade e competência criativa e artística com o bom senso na hora de medir resultados. O bom profissional que tanto se busca hoje no mercado tem uma boa cultura geral, presta atenção em tudo que interessa e se dispõe a aprender e desenvolver seus talentos e competências mesmo após seu horário "obrigatório". Se você pensa em se tornar grande, mas age de maneira comum ou insignificante, acaba se tornando apenas mais um entre tantos outros. E no mundo real, quem não apresenta resultados e soluções, não tem porque serem mantidos.
O profissional de propaganda, especialmente o de atendimento (especialmente, não exclusivamente), deve, acima de tudo, gostar de pessoas. Lidar com elas, procurar entender o que elas pensam como agem, porque e quando agem. Saber falar sobre todo e qualquer assunto e ser de fato um pessoa interessante. Deve também entender de business para lidar com clientes, anunciantes. Ser comunicativo é fundamental. O sucesso de seu negócio depende das suas habilidades, não da disposição dos outros em lhe procurar. Isso não acontece sempre, e quando acontece, é porque você já está devidamente posicionado no mundo dos negócios. E essa posição é determinada pelo que você faz para ser o que escolheu ser. Quer ser um funcionário de agência de propaganda ou quer ser dono de uma agência? Vai depender do que você está disposto a fazer. Ser criativo somente não basta. Firmeza e racionalidade fazem parte do progresso."
Os alunos e professores agradecem ao Lélis pelo excelente trabalho com nossos alunos.
Veja as fotos de outros momentos da palestra no Flickr do Blog da PP.

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