Cursos de PP e Direito promovem o 3° Encontro: A Publicidade e os Direitos do Consumidor
Alunos dos cursos de PP e Direito aguardando o início do evento. Foto: Blog da PP
Em 22 de abril de 2014, exatamente o mesmo dia em que o plenário do Senado Federal aprovou o projeto de lei que institui o Marco Civil da Internet, considerado uma espécie de constituição para uso da rede no Brasil, os cursos de Publicidade e Propaganda e Direito do Centro Universitário Moura Lacerda promoveram o 3° Encontro: A Publicidade e os Direitos do Consumidor – com o tema: “Os Direitos do Consumidor e a Internet”.
“A importância da transparência das marcas no meio digital”
Felipe Mendes, diretor-executivo da Rebellion Comunicação, apresentou os novos conceitos do marketing na internet e a constante preocupação das empresas em relação aos consumidores e as marcas no ambiente online.
Segundo ele, os tempos mudaram, a transparência de uma empresa é forçada pela corrente de informações extremamente influenciada pela internet e afirmou: “Seus prós e contras se encontram escancarados em qualquer página da rede, onde um mesmo tipo de consumidor julga e descobre as falhas e qualidades de um produto sem nem mesmo conhece-lo”. E completou: “Cabe então à empresa saber como se usa esta tal transparência, para passar confiança e fidelidade a seus clientes”.
O diretor-executivo da Rebellion Comunicação, Felipe Mendes. Foto: Blog da PP
Felipe também explicou o conceito de Flawsome, termo usado para resumir uma empresa que se torna mais humana e, portanto possui uma ligação mais próxima com seus consumidores, assumindo falhas e usando sua transparência para tentar melhorar seus problemas e melhorar sua imagem diante do público.
Direitos do Consumidor
Luciano Camargo Penteado, professor associado da USP Ribeirão, foi o segundo palestrante da noite. Ele nos contou um pouco mais sobre os direitos do consumidor na internet.
Luciano abordou primeiramente temas ligados ao novo grande mercado de consumo da sociedade e também ao limite de transparência de uma empresa, completando a fala de Felipe, ao citar o quanto a empresa necessita ser transparente para acabar não “desinformando com informações em excesso”.
“O existir contemporâneo tem muito a ver com o ato de consumo”
O professor também focou na nova adequação dos direitos dos consumidores em relação à internet, a quebra de fronteiras e o novo comércio virtual. Luciano comenta que o comercio virtual é um ativo intangível do consumidor e que os direitos e leis já formuladas deveriam ser mais bem estudados para que se criem emendas e exceções as regras: “O comércio eletrônico não é um comércio à parte e por isso não necessita de um novo código de lei, que é representado por sua unicidade”.
O professor associado à USP Ribeirão, Luciano Camargo Penteado. Foto: Blog da PP
Diante de uma nova era de informações sem fronteiras, tanto Luciano quanto Felipe discutem - discutiram um pouco mais sobre a privacidade do cliente e os direitos que a empresa possui sobre os dados de uma pessoa. O professor explicou que novos casos ligados ao direito na internet nascem a todo momento, já que ela permite uma espécie de “invasão moral” de seus usuários através do uso de seus dados e que por fim, necessita de novas regras e emendas para se encontrar monitorada nos confins dos direitos nacionais.
A professora e coordenadora do curso de PP, Carmen Justo, agradecendo a presença dos alunos presentes. Foto: Blog da PP
O curso de Publicidade e Propaganda agradece aos palestrantes Felipe Mendes e Luciano Camargo Penteado, a parceria com o Curso de Direito e a todos os alunos participantes do evento. Até a próxima!
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