O dia 09 de novembro tinha tudo para ser apenas mais um. Sábado, dia de descanso, mas não para os voluntários da Coleta de Alimentos. Nã...

O Dia Nacional da Coleta de Alimentos em Ribeirão Preto e Sertãozinho em 2013

20:10:00 Blog da PP do Moura Lacerda 0 Comentários


O dia 09 de novembro tinha tudo para ser apenas mais um. Sábado, dia de descanso, mas não para os voluntários da Coleta de Alimentos. Não pensem que foi apenas mais um trabalho árduo e cansativo. Foi compensador e único, cheio de experiências inesquecíveis, que podem ser revividas através de alguns relatos que foram transmitidos por aqueles que deram o suor, e a emoção, para que este evento pudesse literalmente tomar forma.
 

Alunos do Moura Lacerda e voluntários da Coleta de Alimentos, no Savegnago da Henrique Dumont

 

Além dos alunos do Centro Universitário Moura Lacerda, contamos também com o apoio e a presença de voluntários do CVU, do Colégio Auxiliadora, do Colégio Marista, do Hospital São Francisco, da Casa de Recuperação Atalaia de Cristo.

Giovanna P. Ottoni, vice-presidente do Centro de Voluntariado Universitário (CVU), falou um pouco sobre o que vivenciou no sábado, dia 09 de novembro:

“Você aprende a mendigar... pede "um macarrãozinho"... insiste pra pessoa que não queria nem te olhar porque não queria ser incomodada ao ir fazer compras... e ela vem depois com uma satisfação nos olhos por estar fazendo aquela doação e a gente agradece com a mesma felicidade de doar um pouco de nós por alguém que nem conhecemos... a gente vai entendendo que é algo tão simples e que chega na vida de tantas pessoas!!! Nós todos somos esfomeados disso... de doar um pouco de nós... é isso que o nosso coração pede!!!!!!!! por isso é que você pode chegar em casa super cansada e com o coração vibrando, tudo junto.”

 
Acima, Giovanna Ottoni, no Savegnago do Planalto Verde durante o Dia Nacional da Coleta de Alimentos 2013 e, abaixo, no mesmo supermercado a equipe do CVU.
 

Os alunos do Colégio Marista também foram voluntários no Dia Nacional da Coleta de Alimentos em Ribeirão Preto. Na foto, a Coordenadora de Pastoral do colégio Francine Dias e os alunos do 9º. Ano do ensino fundamental, membros da Pastoral Juvenil Marista.

 

Carlos Conceição, aluno do 6º período de Publicidade e Propaganda do Moura Lacerda, também contou sobre a experiência única que viveu com este projeto tão enriquecedor:

“…da twittada ao e-mail marketing, do post da fan page que direcionava para o conteúdo mais detalhado do blog... assim iniciava minha imersão e envolvimento com O Dia Nacional da Coleta 2013.

Dia 09 de novembro e o grande dia chegou, para mim acordar mais cedo no sábado de manhã depois de uma intensa semana de trabalho, seria o início de mais um dia de batalha, porém, com um propósito diferente no coração... propósito esse de tentar com uma pequena ação multiplicar o bem, o amor ao próximo, a empatia... colocar em prática o ato nobre de se colocar no lugar do outro, e tentar com alguns argumentos sensibilizar as pessoas que estavam ali no Supermercado com o objetivo principal em fazer suas compras, a abraçar esta causa junto a nós.

Creio que essa motivação fez com que eu conseguisse transmitir para as pessoas, a intenção do voluntariado e mobilizá-los, pois sem eles a coleta não seria possível!

Ter o privilégio de participar de uma ação tão pequena, e ao mesmo tempo tão grandiosa como essa, me fez chegar em casa ao fim da tarde um tanto que exausto, mas me sentindo um ser humano muito melhor!

Portanto, gostaria de deixar para reflexão uma mensagem, que no meu ver pode nortear não só essa, como também todas as ações de voluntariado.

‘O AMOR É A EXTENSÃO ESPIRITUAL QUE CONECTA CADA UM DE NÓS COM TODOS OS OUTROS’.”

Os alunos do 6º período de Publicidade e Propaganda foram os responsáveis pela organização da Semana da Coleta de Alimentos no Moura Lacerda, bem como o Dia Nacional da Coleta de Alimentos em Ribeirão Preto, nos supermercados Tonin e Savegnago.

Os alunos Wesley Rodrigues (à esquerda) e Daniele Santos (à direita), do 4º. período e a professora Luciana Avellar, do curso de Publicidade e Propaganda do Moura Lacerda durante a ação de arrecadação de alimentos do dia 09 de novembro de 2013, no Savegnago da Silveira Martins

Da esquerda para a direita: Junior Olin, Marcos Vinícius, Paloma Thomazini, a professora Luciana Avellar, Ana Júlia, Vânia Lourenço e Jorge Oliveira. Ao fundo, está Felipe Silva. Todos estiveram presentes no Supermercado Tonin.


Alimentos arrecadados durante o Dia Nacional da Coleta de Alimentos 2013 no Supermercado Tonin.

 

Tamires também é aluna do curso de PP do Moura Lacerda e esteve presente no Dia Nacional da Coleta de Alimentos.

 

Os alunos do curso de Moda do Moura Lacerda, Alfredo Mendes e Erica Porto marcaram presença neste dia tão especial!

 
Voluntários da Coleta de Alimentos no Supermercado Savegnago de Sertãozinho.

 
Alimentos arrecadados no Savegnago de Sertãozinho, durante o Dia Nacional da Coleta de Alimentos de 2013.

Na franquia de Jaboticabal, o Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa lançou um release após o Dia Nacional da Coleta de Alimentos:

“A Semana da Coleta de Alimentos do Moura Lacerda, que este ano começou em 4 de novembro, foi um sucesso. A ação teve o apoio todas as unidades do Centro Universitário unidas em prol de um único objetivo: o de ajudar o próximo. A atividade foi coordenada e muito incentivada pela professora Chelsea Maria de Campos, Unidade III – Campus Jaboticabal e reuniu aproximadamente 800 kg de alimentos. Já a Unidade I – Sede, em Ribeirão Preto, coordenada pelos professores Raquel Lovati e Sérgio Garrido e a Unidade II – Campus Ribeirão, que teve à frente as docentes Ângela Maria Rodrigues e Luciana Avellar, arrecadaram uma grande quantidade de donativos.

Todos os produtos serão destinados a entidades dos municípios, encaminhados por meio do Natal Solidário - projeto social da Instituição de ensino que organiza, monta e distribui cestas básicas e que há nove anos também atende a população por meio de visitas e doações a creches e asilos. Outro destaque do trabalho é a realização todos os anos de uma festa especial para as crianças carentes que são homenageadas com um dia de alegria com direito a guloseimas, brincadeiras, presentes, Papai Noel e muitos diversão.

Mantendo o clima de solidariedade, os estudantes também marcaram presença na quarta edição do Dia Nacional da Coleta de Alimentos, realizado no último sábado,  9 de novembro. Neste ano, a ação mundial aconteceu no Tonin Superatacado Ribeirão Preto e nas lojas da rede Savegnago de Ribeirão Preto e Sertãozinho, além de uma unidade em Jaboticabal.

A atividade também aconteceu em outras 50 cidades brasileiras. Criado na Itália há 18 anos, o Dia é realizado no Brasil desde 2006 pela CdO (Companhia das Obras do Brasil) e já arrecadou mais de 550 toneladas de alimentos com a colaboração de 26 mil pessoas. Só em 2012, o número registrado ultrapassou as 109 toneladas.”

A Marcia Angelica Reina de Oliveira, do departamento de pessoal do Moura Lacerda, também participou da ação de arrecadação de alimentos durante toda a semana (de 04 à 08 de Novembro) no centro universitário, e também deu seu relato sobre a ação:

“Foi muito importante a participação na Semana da Coleta de Alimentos, uma parceria que ajudou muito no Natal Solidário, trabalho que realizamos faz 9 anos, e envolve sempre arrecadações de alimentos, brinquedos, etc.. para enviarmos às entidades carentes. Ver todos engajados, funcionários, docentes e alunos unidos e confirmarmos que sem dúvida nenhuma a união faz a força e traz ótimo resultados”.

Gostaríamos de agradecer à todos os Amigos da Coleta de Alimentos, que por mais um ano ajudaram tanto em realizar esta ação que nos faz tão bem, e principalmente, faz bem à muitos outros!

0 comentários: