A cada dia entramos mais na “Era da Busca” . Essa era não é marcada por outra coisa senão pela busca, por produtos, serviços, pessoas e info...

Oráculos Digitáis: A Era da Busca

10:24:00 Blog da PP do Moura Lacerda 2 Comentários

Oráculos DigitaisA cada dia entramos mais na “Era da Busca”. Essa era não é marcada por outra coisa senão pela busca, por produtos, serviços, pessoas e informações. Você sempre está buscando algo, e o meio que vem contribuindo de forma efetiva e eficiente para essa que você encontreo que procura é a internet.

Nela todo dia são incluídas quantidades incalculáveis de informações, produtos e serviços, e por ela passam por dia um número inimaginável de pessoas. Logo, cada vez mais cresce o número de pesquisas em busca de algo pela internet.

E nesta “Era da Busca”, assim como na “Era dos Deuses”, da Grécia e da Roma, onde os homens recebiam do oráculo respostas às suas perguntas e essas respostas eram aceitas como verdades, hoje temos outros oráculos, os denominados por Martha Gabriel em seu livro SEM e SEO – Dominando o Marketing de Busca como “Oáculos Digitais”.


Esses oráculos digitais são os mecanismos de busca, conhecidos como sites de busca, entre quais os maiores são o Google, o Yahoo e o Bing. E podemos comparar os oráculos antigos com esses oráculos digitais pelo fato de que sua principal característica (a de indicar um caminho a ser seguido) ainda ser a mesma.

Quando entramos em um mecanismo de busca, procuramos ali as respostas às nossas dúvidas, procuramos os locais onde nossos desejos naquele momento possam ser realizados, e confiamos nos resultados que nos são apresentos por esses oráculos. Logo, a importância e a influência que esses sites de busca exercem é muito grande, e é neste ponto que vamos nos concentrar.

Várias agencias de publicidade e alguns freelancers tem o péssimo costume de achar que tudo que envolve divulgação pode ser feito por publicitários. Com isso, muitas vezes quando um cliente lhes pede um site, aceitam o trabalho sem o conhecimento necessário para tal.

Na maioria dos casos, publicitários e designers têm o conhecimento mínimo necessário para desenvolver um site, e fazem o mesmo se apoiando apenas no fator “design”, fazendo sites que muitas vezes até são agradáveis ao olhar da pessoa, mas pecam em um quesito importantíssimo para a internet.

Na era da busca, uma afirmação se torna verdade: “Se não somos encontrados, não existimos“. E essa é a pura realidade. Não importa o quão lindo visualmente seu site seja se ele não for achado por um mecanismo de busca.
Somado a isso, repare que quando é feita uma consulta no Google, raramente se passa da terceira página de resultados. Logo, se você conseguir ser indexado pelos mecanismos de busca, o que significa ter seu site anexado nos sistemas desses mecanismos, você ainda terá que enfrentar a realidade de que dificilmente seu site será encontrado caso não esteja nas primeiras páginas dos resultados da busca.

Existem técnicas, chamadas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para mecanismos de busca) e SEM (Search Engine Marketing ou Marketing dos mecanismos de busca), que existem justamente para ajudar seu site a ser encontrado pelos oráculos digitais. E não ajudam só a serem encontrados, mas tem a principal função de ajudar no posicionamento do site nos resultados das buscas.

Por isso, pense bem antes de optar por desenvolver o site de um cliente, pois o seu trabalho poderá não ser tão bom se você não levar em considerações tais fatores e apoiar-se unica e exclusivamente no layout.

2 comentários:

  1. Já tive a oportunidade de ver uma palestra da citade Martha Gabriel exatamente sobre esse assunto.

    Concordo com vocês, não dá mais pra planejar um site desconsiderando o fato dos sites de busca serem importantes para a maioria dos clientes.

    E além dos buscadores, sites de difusão de links são importante também, inclusive, foi por um desses que cheguei até vocês. E tá aí uma idéia pra post, inclusive.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, trabalhamos para divulgar nossos links em sites como UEBA, Ocioso, Rec6, DiHitt. É muito importante para um link-bulding.

    ResponderExcluir