“Conhecer ‘e-consumidor’ é chave para sucesso online”, afirma especialista durante Digitalize-me
Alunos, ex-alunos e professores da PP do Moura Lacerda no Digitalize-me |
As novidades que a Revolução Digital, iniciada na década de 1960,
trouxe para o cotidiano ultrapassaram a simples criação de equipamentos
modernos e que encurtam distâncias. Durante o Digitalize-me, evento
promovido, na última quinta-feira (25/08), pela ABComm (Associação
Brasileira de Comércio Eletrônico) no Centro Universitário Moura
Lacerda, um novo conceito foi amplamente discutido: o “e-consumidor”.
“Quem sai de casa para ir ao shopping tem um perfil completamente
diferente daquela pessoa que prefere fazer compras com um clique, sem
levantar-se do sofá. Terá sucesso quem souber investir em ambos os
públicos e entender suas peculiaridades”, afirmou Vinícius Melo, um dos
palestrantes e sócio-diretor da agência Rebellion.
Gratuito, o
Digitalize-me reuniu cerca de 300 pessoas no Auditório “Ilka de Moura
Lacerda” e teve como foco profissionais das áreas de comércio eletrônico
e marketing digital, empresários de pequenas e médias empresas,
estudantes e quem estivesse interessado em ingressar nesse mercado. A
programação prosseguiu com Débora Cassilhas, gerente da ComSchool, que
orientou os participantes sobre a preparação de um bom currículo e a
necessidade de não confundir esse instrumento com o LinkedIn. “Eles são
complementares, com informações que não podem ser superficiais e devem
interessar a qualquer empregador. Graduar-se auxilia a encurtar
caminhos, mas dedicação é o diferencial em qualquer área”, explicou.
O
tema seguinte do Digitalize-me foi “Turbine suas vendas com ajuda da
sua plataforma de pagamentos”. César Carmona, da PayU, explicou em
detalhes a importância de oferecer um sistema financeiro de
credibilidade, o que impacta diretamente na confiança do comprador em
relação ao site. Por fim, Alvino Amaro, gerente de e-commerce da Tray /
Locaweb, deu dicas de como construir um espaço de vendas virtual de
sucesso. “A loja é do cliente. Ela tem de ser funcional e, mais
importante, simples e direta, para que a visita se transforme em compra.
Entre os principais aspectos a serem observados desde o início do
processo estão planejamento, sistema de pagamentos, usabilidade,
conteúdo, logística, equipe funcional de atendimento e um bom marketing,
com gestão eficaz”, concluiu.
Da criação ao consumidor final
Participaram
do evento alunos de outras graduações, como Publicidade e Propaganda e
Moda, além dos Cursos Tecnológicos. A professora Raquel Lovatti, que dá
aulas para as duas primeiras, comentou a relevância do Digitalize-me
para complementar os conteúdos didáticos aplicados. “Em Moda, há
matérias sobre vendas, criação de produtos, marketing e varejo, entre
outras. Por isso, há uma relação intrínseca com o que vimos nas
palestras. É fundamental saber apresentar o que se cria, de modo a
transmitir uma imagem correta e que atinja seu cliente, seja ele qual
for”, disse.
O coordenador dos cursos de Gestão em Tecnologia da
Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, José Ferreira de
Souza Neto, lembrou que é necessário observar o uso correto das
ferramentas. “As redes sociais abrem um vasto leque de possibilidades,
mas o aspecto profissional tem sempre de estar no foco do trabalho para
que os resultados sem os esperados”, explicou. Rodrigo Carvalho,
estudante do 8º semestre de Publicidade, já atua no departamento de
marketing de uma fabricante de doces sediada em Ribeirão Preto e
utilizará o que aprendeu na prática. “Há a intenção de implementar um
e-commerce na empresa, e todas as dicas ensinadas no evento serão
valiosas para começarmos com o pé direito”, afirmou.
[via Portal Moura Lacerda]
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